sexta-feira, 30 de maio de 2014

Nossa luta de cada dia...

Queridos amigos!

Hoje estava refletindo sobre a vida e cheguei a uma conclusão: todos nós, pessoas com bipolaridade, depressão, ou não, têm um desafio diário a enfrentar. Podem não ser diagnosticadas com problemas parecidos com os nossos, mas têm dificuldades que sequer possamos imaginar.

Muitas vezes vemos pessoas sorrindo e nem imaginamos quais são seus obstáculos.

Uma coisa é certa: na tristeza, todos somos iguais. Não há diferença na dor, todos sentimos, todos passamos por ela como um processo de aprendizado. Cabe a nós decidirmos o que faremos com essas circunstâncias que a vida nos coloca no caminho. Vamos aprender, crescer e melhorarmos como seres humanos? Ou vamos nos revoltar, parar no tempo e ficar dando murro em ponta de faca?

Essa semana, conheci uma poeta, ativista em prol das mulheres e das pessoas negras, que parece ter sido uma pessoa maravilhosa: ela se chama Maya Angelou. Uma de suas poesias mais famosas, cujo título traduzido para o português é "Ainda vou me levantar", tem um trecho que cabe muito para todos nós:

"Como a lua e como o sol no céu,
Com a certeza da onda no mar,
Como a esperança emergindo na desgraça,
Assim eu vou me levantar."
Eu sei que dói, eu sei que é difícil, estamos sempre por aqui dividindo nossas experiências e vamos sempre procurar nos superarmos. Um dia de cada vez, nos respeitando, nos amando e não esmorecendo.

Vamos nos levantar. Mesmo que seja aos pouquinhos, um passo de cada vez. Sem exigirmos demais de nós mesmos, nos dando nosso tempo, mas sempre para a frente.

Um abraço fraterno a todos.

Muito obrigada pela colaboração e compreensão de vocês.

Nunca esperei ter tanto retorno e tanto carinho...

17 comentários:

Fátima disse...

Obrigada por compartilhar. Estou nesta luta também. Procurando ser gentil comigo e não exigir demais de mim, aceitando que estou em uma fase ruim, que estou melhor do que há uma semana (comecei a tomar o Lamitor, que o médico havia receitado, mas eu tinha medo e me encorajei com os depoimentos daqui do blog). Com paciência. Aceitando. Nas horas em qeu sou obrigada a sair de casa ainda tenho sentido um pouco de fobia,a fase depressiva está forte, mas vamos tentando.

Bipolaridade disse...

Fátima,é assim mesmo. Com paciência, um dia de cada vez. Precisamos aprender a sermos gentis conosco, a nos amarmos mesmo. Com o tratamento adequado, você vai melhorar um pouquinho a cada dia, até o dia que você irá olhar para trás e verá o quanto está mais forte e diferente. E que, mesmo assim, ainda há um longo percurso a seguir pela frente. Um grande beijo!

ielaine disse...

ola tudo bem?
Descobri há anos que sou bipolar, e passei por uma barra pesada quando fui molestada por meu médico, de 3 anos de tratamento.
Pensei em me curar por conta, achando que a mesma tinha cura, e na ilusão fiquei pior, tive crises..
Hoje em dia, tenho isso plenamente controlado, tomo medicamentos como lamitrogina, quetiapina e litium, e estou leando a vida.
Gostaria de compartilhar mais experiências com vocês, e queria o contato, se puder do email.
O meu é laine877@gmail.com
obrigada bjs laine

Bipolaridade disse...

Olá, Laine!

Sinto muito por sua experiência negativa com o médico. Não bastava já a gente ter nossos problemas, ainda passamos por isso. Sempre que quiser, nos escreva, será um grande prazer! Seja bem-vinda ao clube!

A. Bispo disse...

Olá, minha namorada foi diagnósticada com bipolarida...ela já vinha tentando muitos tratamentos por causa da depressão forte dela. Hj o médico prescreveu lamitor, gostaria de saber como você tá hj, dps de tanto tempo...ainda está usando lamitor, você melhorou da depressão? tá conseguindo realizar suas atividades normalmente? gostaria de saber como você está no geral! obg

Anônimo disse...

Ola, bdia! espero que vc ainda esteja ativa no blog. Eu comecei a tomar o lamitor na semana passada... parece q meu humor oscilou mais ainda... to ficando louca pq começo em um novo emprego na segunda. em fevereiro desse ano perdi o q tinha por conta dessa instabilidade. confesso q ler seu blog me da esperança, q seja possível estabilizar. só estou apavorada nesse momento. qto tempo vc levou para estabilizar? obrigada! valeria

Bipolaridade disse...

Bispo, tudo bem! Ainda estou em tratamento sim. Os quadros de depressão praticamente se extinguiram e consigo levar minha vida normalmente. Eu faço terapia, o que considero fundamental para meu avanço. Fale para sua namorada que vai dar tudo certo, querido! Boa sorte!

Bipolaridade disse...

Valeria, tudo bem? Eu me lembro que no comecinho senti uma oscilação também, entretanto, lhe digo: nem sei se foi psicológico ou por causa do remédio em si. Porque tendemos a ficar ansiosas com um novo tratamento, diagnóstico, etc. Entretanto, se não me falha a memória, em duas semanas eu voltei ao normal e dali por diante melhorei muito. Eu faço terapia com um psicólogo, o que acho fundamental para minha evolução.
Olha,não fique se cobrando demais, pense que aos poucos você vai melhorar, encare seu novo desafio e siga adiante. Temos todas as condições de levar uma vida normal! Boa sorte em seu novo emprego!

A. Bispo disse...

olá, tudo bom? gostaria de saber uma coisa...Como você descobriu ser bipolar? quais eram os seus sintomas antes do diagnostico...minha namorada ainda não fechou o diag. mas o médico acha q é bipolaridade, porém ela nunca teve eps maniaco, só a depressão mt mt forte que ela tem! gostaria de saber o que você sentia antes de tomar os remédios...mt obrigado..se pudesse me dar seu contato para eu tirar umas dúvidas seria ótimo...pelo face msm...mt obg!!

A. Bispo disse...

Ela começou tb a tomar lamitor, quetiapina e vai tomar tb por causa da sua insônia terrível melatonina tb...faz 4 dias q ela toma lamitor e quetiapina e ela está mt oscilante de humor, mais do que antes...espero que isto seja passageiro e tudo se estabilize dps e ela melhore principalmente da depressão...ela tb sente desde mt antes mts dores pelo corpo, você também sentia isso? fadiga constante, acordar cansada, não restaurada sabe?

Unknown disse...

Celeste disse...
Bo m dia,fiquei muito feliz em encontrar este blog,tantos comentários e desabafos me fizeram ver uma luz no fim do túnel.
Meu filho de 14 anos faz tratamento desde os 8 anos sem diagnostico definido,abandonou a escola,quase não sai de casa,não tem amigos enfim sofre muito com esta situação.Faz um mês que está tomando sertralina 50 mg e agora começou com Lamitor está já com 75 mg e senti algum progresso.Agora ele já sai junto comigo ,tenta fazer alguma atividade como andar de bicicleta então acho que as coisas vão se ajeitar.
Não sei se alguém já teve algum caso parecido mas gostaria de trocar informações pois é muito importante saber como cada pessoa se sente e que não estamos sozinhos nesta luta.
O meu filho agora passa as vezes uma noite inteira sem dormir ou vai dormir de manhazinha e dorme o dia inteiro,o médico disse que o remédio ainda está em fase de adaptação. Espero que tudo isso melhore e ele possa levar uma vida "normal" como outros adolescentes.
Obrigado por ouvirem(lerem) meu desabafo. Fiquem com Deus. E que tudo dê certo.
22 de julho de 2014 06:13

Anônimo disse...

Pessoal, podemos todos juntos ajudar uns aos outros, podemos abrir um fórum de discussão afim de contar e explorar as experiências boas e ruins, ajudando e sendo ajudados. Eu apoio e estico meus 2 braços para ajudar e ser ajudada. Meu email é laine877@gmail.com, vamos começar já a ser felizes.

Bipolaridade disse...

Bispo, eu variava muito entre a hipo e a hipermania, quer dizer: eu estava extremamente excitada em alguns momentos e em outros em depressão. Essa transição, às vezes, acontecia em uma margem de segundos. O remédio me equilibrou mais, melhorou meus momentos de depressão (e eu não sou uma pessoa depressiva) e a terapia equilibrou mais minha euforia desmedida. Não sinto dores no corpo, não sei se tem a ver com a bipolaridade ou medicação, mas de qualquer forma, é melhor perguntar para um médico!!! Meu diagnóstico foi fechado depois de um bom tempo, é assim mesmo, só pela observação, pela avaliação dos efeitos do remédio que se dá o diagnóstico! Espero tê-lo ajudado! Beijos!

Bipolaridade disse...

Celeste, imagino o quanto deve ser difícil para o seu filho e para você essa situação, já que a adolescência já é um período naturalmente complicado.
Eu, até hoje, tenho uma certa insônia em alguns períodos. Veja se isso é característica dele mesmo, se ele é mais noturno ou se de repente é um caso de manifestação depressiva, não sei...
Olha, seu filho pode sim ter uma vida normal, acredito que isso é super possível.
Eu a aconselho (se é que tenho capacidade para isso) a apoiá-lo bastante e a não encarar a bipolaridade como um bicho de sete cabeças, mas como algo controlável com medicação, assim como muitas outras doenças que existem por aí...
Espero que fique tudo muito, muito bem!!!
Você também fique com a proteção do nosso tão bondoso Deus!!!

Bipolaridade disse...

Querida Laine, adorei o que escreveu. Temos que viver assim, com os dois braços esticados mesmo, pois ajudamos e ainda por cima somos ajudados. A felicidade é uma conquista diária, só depende de nós!
O que vale é a atitude! Beijos!

Celeste disse...

Obrigada pelo apoio,tenho certeza que tudo vai melhorar e meu filho ainda vai ser muito feliz.
Quero continuar mantendo contato com vocês pois é muito importante ser ouvido e ouvir outras pessoas que passam por problemas semelhantes aos nossos.
Fico também a disposição se puder de alguma maneira ajudar.
Obrigada de coração.Um abraço a todos.

Lua disse...

Boa noite. Tenho 47 anos e recebi o diagnóstico de TBP misto recentemente apesar de já apresentar sintomas desde criança. Eu fui tratada por 7 anos como depressiva e antes disso jamais tive oportunidade de ser tratada. Estou muito ansiosa para começar a usar tanta medicação e pelos efeitos colaterais, porém estou com ideaçao suicida e ciclagem ultra rápida. Eu estou afastada do trabalho há 5 meses e tb tenho fibromialgia e osteopatiaa degenativa e sinto muitas dores. Espero encontrar apoio o aqui pq me isolei do mundo fora do meu quarto.um abraço