terça-feira, 19 de março de 2013

O excesso excessivamente excessivo: a hipomania

Somos bipolares. Fato. E isso quer dizer que, além de todas as complexidades de um ser humano, temos dois pólos bem distintos um do outro: um lado depressivo e o outro excessivamente eufórico. E quando tive a revelação de ser bipolar, eu fiquei me preguntando: como distinguir a minha genuína alegria de uma fase hipomaníaca (aquele extremo da bipolaridade, o da euforia). E isso me angustiou durante um bom tempo.

Então eu comecei a me observar. E teve um dia que eu me senti feliz sem aquela euforia toda. E teve um outro dia que eu estava um pouco eufórica, mas tinha um bom motivo. Teve um outro que eu estava muito, muito alegre, falante, sem nenhum motivo aparente. E, um que eu estava como se tivesse ligada em alguma bateria, não conseguia parar de falar (algumas vezes em alto e bom som), fazer piadas e tudo isso no trabalho. É lógico que o último caso está ligado àquele extremo da bipolaridade.

Cada um se comporta de uma forma diferente. Às vezes do mesmo jeito, mas com nuances diversas, características de cada um de nós. Algumas pessoas, nesta fase, também podem desenvolver compulsões por compras, sexo, comidas, enfim, tudo aquilo que pode nos dar prazer. Além disso, há os tratos sociais, que tendem a ser exagerados e podem nos dar, no dia seguinte, aquela desagradável ressaca moral.

Enfim, além do tratamento com profissionais e o medicamento correto, não há como fugir: precisamos nos observar, nos conhecer melhor. Aí você poderá perceber o que está acontecendo e tomar as rédeas da sua vida. Escolher. Porque tomar decisões pode não ser fácil, mas a sensação de autonomia é muito melhor do que o medo de errar. E é melhor nós mesmos nos observarmos do que ficarmos à mercê do julgamento alheio, que varia de acordo com humores, personalidades e individualidades diferentes da nossa.

É difícil? É. Mas antes de nos sentirmos os patinhos feios do planeta Terra, é melhor raciocinarmos: quem não tem dificuldades neste mundo?

Além disso, além de tantas outras características, temos estes dois pólos, que podem nos conferir uma excentricidade, um jeito peculiar de ser, um estilo de vida mais criativo.

Quer dizer, a vida nos deu um limão. Podemos fazer uma limonada, alguns podem preferir fazer uma caipirinha e há quem tenha a vontade de esfregar o limão nos olhos da vida. Seja como for, não desanime e nem desista. Vamos nadar contra esta corrente só para exercitar e vamos aproveitar para ficarmos cada vez mais fortes.

Um grande abraço!

#hipomania #bipolaridade


2 comentários:

mana disse...

te seguindo....

Bipolaridade disse...

Obrigada, Mana! Seja muito bem-vinda!!! Beijos!