terça-feira, 19 de março de 2013

Bipolaridade: um assunto muito sério

Em minhas pesquisas, li muitos relatos de pessoas com transtorno da bipolaridade que tinham vontade ou tinham tentado tirar a própria vida. Também vi em sites especializados que existe uma boa porcentagem de pessoas que realmente tentam e acabam cometendo o suicídio.

Isso é muito sério. Muito. Não podemos encarar este fato com crítica e nem com piedade, mas com muito respeito e como uma realidade.

Casso você, que esteja lendo este texto, tenha sentido essa vontade, não se entregue. Procure ajuda imediatamente e não leve adiante esta vontade.

Eu já estive no fundo do poço, já perdi todas as minhas esperanças e já me senti assim por longos períodos nesta minha jornada. E, por isso, eu digo, como portadora de bipolaridade, como uma pessoa que sente e sentiu na pele a dor da depressão, não tire de você a grande oportunidade de fazer diferente. Não tire de você a incrível sensação da superação.

Caso não tenha ninguém em sua família que possa lhe escutar, não deixe de procurar um atendimento especializado, seja psicólogo(a) ou psiquiatra. E se você não tiver condições de arcar com esta despesa, procure uma universidade pública. No Rio de Janeiro, a UFRJ e a UFF oferecem tratamento psicanalítico gratuito para a comunidade.



Tenho uma importante observação a fazer: como já sabem, não sou profissional de saúde e nem nada do tipo, mas gosto muito de pesquisar. E, em minhas pesquisas, vi muitas informações contraditórias entre um e outro e muitas delas me pareciam não ter muita credibilidade.

O que eu quero dizer é o seguinte: não se deixem abater por qualquer coisa que vocês virem na internet. Eu mesma, quando fui diagnosticada, fiquei arrasada quando busquei sobre a bipolaridade on-line, e foi por isso que resolvi escrever este blog. Desestímulo é a última coisa de que precisamos neste momento. 

Um  grande abraço e muita força!

#bipolaridade #depressão                                                                                                                                                                                    


2 comentários:

mana disse...

te seguindo....adorei o blog

Bipolaridade disse...

Obrigada, mana! Beijos!